Bonnie

1959 Triumph Bonneville 650 T120

A fórmula “Bonnie” como ela é carinhosamente chamada é a junção da simplicidade com a performance. O nome foi dado em homenagem ao corredor Texano Johnny Allen “Texas Cigar” que corria em meados dos anos 50 nas pistas de sal em Bonneville (Utah/EUA). Ele usava uma moto chamada “Devil’s Arrow” com carenagem streamliner movida a metanol com motor de 650 cc da Triumph e com ela chegou a velocidade máxima de 214 mph (342 km/h) entre as tomadas, mas apesar disso a Federação Internacional de Motociclismo não reconheceu o recorde alegando não estarem presentes observadores credenciados.A Triumph Cycle Company foi fundada na Inglaterra em 1855 pelo imigrante alemão Siegfried Bettman, o nome Triumph foi escolhido pois era entendido em toda a Europa. Em 1889 começou com a produção de bicicletas e em 1905 a Triumph apresentou o modelo 3 HP com um motor de 363 cc desenvolvido e fabricado na empresa. Em 1908 o motor já tinha 476 cc e com ele a Triumph venceria a prova da Ilha de Man (Tourist Trophy) tendo ainda todas as suas oito motos inscritas terminando a corrida. O modelo “A” veio em seguida e no final de 1914 o modelo Type H com o apelido de Trusty em razão da sua confiabilidade, destas, foram produzidas várias para o governo britânico para serem usadas por mensageiros na guerra.

Os primeiros anos pós-guerra não foram bons para a empresa, lançaram então o modelo P, simples e de baixo custo visando alavancar as vendas frente depressão da época. Em 1932 a Triumph foi vendida para Jack Sangster que inicialmente melhorou a Tiger e em 1937 lançou a lendária Speed Twin de 498 cc “T100″.

Logo após a Tiger T110 surgiria finalmente em 1959 a Bonneville T120 com motor de 649 cc que essencialmente era a T110 modificada com dois carburadores, refrigerada a ar, quatro tempos, dois cilindros dispontos em “V” com comando de válvula no cabeçote OHV, tinha 46 HP de potência a 6700 rpm, transmissão de quatro velocidades, freios a tambor, media entre eixos 1.400 mm e pesava 192 kg. A Bonneville vinha para atender especialmente o público americano que procuravam extra performance. Era uma moto para entusiastas, bonita, leve, rápida de condução esportiva com ótima ciclística.

Já com a administração da BSA a T120 teve em 1963 o motor unido ao câmbio e reformulação do quadro, ganhou um motor maior de 744 cc, Bonneville T140. Esta clássica moto teve seu auge de sucesso entre o final dos anos 50 até o final dos anos 60, já a fábrica, despois desta época amargou prejuízos em razão das equivocadas decisões da sua diretoria, agravada pelo ingresso das motos japonesas no mercado.

O modelo é fabricado pela Minichamps (# 122133000) na escala 1:12 e faz parte da coleção Classic Motorcycles Series, possui muitos detalhes, ótimo acabamento e vem acompanhada de uma linda embalagem tipo estojo. É na minha opinião uma das mais bonitas motos da sua época, me agrada todo o conjunto especialmente a cor em dois tons (bege e laranja), o desenho do tanque e a logomarca nele fixada, o motor e os instrumentos.

Por Marcelo Baiamonte – Junho 2009

(1) Fonte : http://www.patricktaylor.com/triumph-bonneville, http://en.wikipedia.org/wiki/Triumph_Bonneville_T120, http://www.content-delivery.co.uk/ (2) Tradução do texto original :Giancarlo Baiamonte. (3) Texto final e Fotos : Marcelo Baiamonte

Click nas fotos para ampliá-las