1950 Ford Police Car
Nos Estados Unidos até 1950 os veículos policiais nada mais eram do que carros comuns com adornos de viatura policial, basicamente pintura, sinalizadores luminosos e sirene. Estes carros, em razão do seu propósito policial eram naturalmente utilizados com grande frequência e em muitas vezes submetidos a condições severas, como por exemplo uma perseguição. Estas condições de uso provocavam frequêntes quebras, e por esta razão estas viaturas eram pouco eficiêntes, dificultando e limitando o trabalho policial.Em 1950, a Ford atenta a esta necessidade, elaborou um pacote de opcionais chamado “Police Package“. Este conjunto tinha componentes denominados “Heavy Duty” que eram uma referência a peças extremamente reforçadas, super dimensionadas especialmente desenvolvidas para trabalho em condições extremas. O amplo pacote incluía itens no motor, suspensão, rodas, freios, sistemas de arrefecimento, partes elétricas e outros detalhes.
A maioria destes veículos foram equipados com motores pequenos de 6 cilindros, eram viaturas de patrulha destinadas para atuarem em centros urbanos e em pequenas cidades. Contudo a Ford também disponibilizava neste “Police Package” o motor V8, mais potente, que era especificado quando o departamento policial de um determinado condado tinha a necessidade de interceptar outros veículos com maiores chances de êxito.
As novas viaturas fabricadas pela Ford, especialmente construídas e elaboradas para o trabalho policial eram muito mais resistentes e tinham maior eficácia. Logo tornaram-se um sucesso e alguns anos depois em 1955 a Chevrolet lançaria o seu pacote especial para veículos policiais, depois Dodge em 1956 e Plymouth em 1957.
A miniatura é fabricada na escala 1:18 pela Precision Miniatures (# PMUS03PC), é uma viatura Policial de Los Angeles LAPD, 1950 Ford. Possui ótimo acabamento e bons detalhes, sirene, sinalizadores, farol “caça mulata” e um curioso rádio comunicador que dada a tecnologia disponível na época era demasiadamente grande e por isso não era possível instalar o aparato no painel, era necessário então o seu desmembramento ficando a maior parte instalada no porta-malas e a outra sim, no painel.
Eu fiz duas seções de fotos, uma só da miniatura e outra dela com uma figura de um Xerife fabricada pela GMP (# G1800150). Optei pelas fotos com o Xerife pois achei que ficou mais simpático além dele ser bastante fotogênico.
Fonte : http://www.fortunecity.com/campus/gradu … ckage.html
Por Marcelo Baiamonte – (P) Setembro – 2009
Click nas fotos para ampliá-las