1973 Porsche 917/30 #6 – Can Am – Mark Donohue
Depois do sucesso em Le Mans de 1970 e 1971 a Porsche queria conquistar uma competição de renome nos Estados Unidos para assim reafirmar a sua marca naquele mercado identificando-a com a imagem da esportividade, alta performance e durabilidade. A competição de Can Am – Canadian American Challenge Cup seria um desafio perfeito para a Porsche pois era um campeonato diferenciado com carros de grande potência.Para a temporada de 1972, a Porsche testou inicialmente um motor de 16 cilindros de 750 bhp de potência, mas um 12 cilindros turbo teria a mesma potência e não seria necessário alongar o chassis do 917 para acomodar o 16 cilindros haja visto que os pilotos reclamavam de modelos longos sendo estes mais difíceis de serem controlados.
O modelo 917/10 foi usado, tinha um motor turbo de 850 bhp e foi pilotado por George Follmer pois Mark Donohue (1937-1975) recuperava-se de um acidente, e em razão deste ocorrido, Donohue que havia participado do desenvolvimento do carro declarou “Não parece certo ver outro piloto dirigindo seu carro, um carro que você conhece tão bem, era como ver outro homem na cama com a sua mulher”. A Porsche venceu a Can Am em 1972 e quebrou uma hegemonia de 5 anos com vitórias da McLaren.
Para o ano seguinte a Porsche queria mais … Can Am de 1973, a oitava edição da série que consistia em carros de corrida do Grupo 7 da FIA, teve início em 10.06.1973 e término em 28.10.1973 depois de oito etapas. Porsche, Penske e Donohue rapidamente iniciaram o desenvolvimento do 917/30, com a aerodinâmica redesenhada e o novo chassis e carroceria “Paris” equipados com um motor 12 cilindros bi-turbo de 5.4 litros cuja potência poderia ser ajustada entre 1.100 bhp e 1.580 bhp através de um botão localizado no cockpit. As principais medidas do carro eram 4.560 mm de comprimento X 2.100 mm de largura X 1.080 mm de altura e pesava somente 849 kilos.
O 917/30 tinha uma potência extraordinária … descomunal, que resultava em números impressionantes, fazia de 0 a 100 km/h em apenas 1,9 segundos, 0 a 160 km/h em 3,9 segundos, 0 a 320 km/h em 10,9 segundos e podia obter uma velocidade máxima de 420 km/h. Donohue, um piloto experiente e especialista em carros de alta potência formou com o 917/30 uma dupla perfeita e praticamente imbatível. A Can Am na temporada de 1973, foi dominada pelo 917/30 #6 “Sunoco” da equipe Roger Penske Enterprises, das oito etapas venceu seis, Watkins Glen, Mid-Ohio, Road America, Edmonton, Laguna Seca, Riverside e sagrou-se campeão.
A sua incrível performance, o enorme consumo de combustível do seu motor e o crescente risco de acidentes fizeram com que o 917/30 fosse citado como o carro que matou a Can Am. Uma menção maldosa, pois na realidade houveram mudanças nas regras principalmente estabelecendo limites ao consumo de combustível e tanto a Porsche como a McLaren deixaram a competição e Can Am nunca mais seria a mesma. O 917/30 foi a mais poderosa máquina de competição criada de todos os tempos.
É o meu primeiro modelo em 1:18 que tem a figura do piloto, achei sensacional, penso que mais modelos deveriam sair assim. O carro em si é muito bonito, tem um conceito de design e projeto aerodinâmico diferenciado, é pintado na cor azul marinho, tem faixas em vermelho e amarelo, e a parte de baixo da sua lateral possui acabamento polido. A miniatura incorpora o que há de melhor em detalhes … um primor, tudo foi minuciosamente construído sendo o motor o destaque da peça. Fabricado pela Exoto (# 18188) foi inicialmente feito sem a figura do piloto e agora com a figura do piloto como uma espécie de versão upgrade, existe ainda a versão Weathered Finish Line Plus.
Por Marcelo Baiamonte – (P) Maio – 2010.
(1) Fonte : http://en.wikipedia.org/wiki/1973_Can-Am_season / http://en.wikipedia.org/wiki/1972_Can-Am_season / http://www.ultimatecarpage.com/car/422/ … 17-30.html (2) Tradução do texto original : Giancarlo Baiamonte. (3) Texto final e Fotos : Marcelo Baiamonte
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