Olá Amigos !
Diorama 24H Endurance Pit Stop (Escala 1:18)
Adoro o tema de garagens, oficinas e carros abandonados “Junk Yards”, mas há tempos eu almejava por um trabalho diferente, e a paixão pelas históricas provas de endurance de Le Mans fez com que a minha escolha para esse novo projeto fosse um diorama baseado nela. Digo baseado, pois o material de referência que eu consegui, foram apenas algumas fotos sem muitos detalhes e nenhuma medida, com isso, tudo foi feito com o uso máximo de bom senso para alcançar um resultado no mínimo proporcional, do ponto de vista dimensional.
Definido o tema e já batizado como “24H Endurance Pit Stop”, elaborei os primeiros esboços já decidido em construí-lo com dois boxes. Sem qualquer tipo de dúvida, decidi também que seria no ano de 1966, fazendo uso do meu carro de corrida preferido, o Ford GT40 Mk II. Além de um belíssimo automóvel, ele conquistou a respeitada marca de vitórias em quatro anos seguidos, de 1966 a 1969.
Para a construção, quase nenhuma novidade foi usada, os mesmos materiais e técnicas anteriormente aplicadas em outros trabalhos (madeira compensada com massa corrida, pintura PVA fosco, perfis em madeira usados em aeromodelismo e pequenas peças usinadas e pintadas). A exceção ficou por conta dos carrinhos usados para erguer os carros, neles foram usados uma técnica de dobra de perfis redondos de alumínio. Compacto como todo diorama deve ser, suas medidas são : 510 mm de largura, 430 mm de profundidade e 400 mm de altura. Elaborado na escala 1:18, é composto por aproximadamente 396 partes individuais.
A grande variedade de figuras atualmente disponíveis no mercado, contribuiu muito para o projeto. Nele foram usadas figuras de diversas marcas (Gmp, True Scale, Le Mans e Motorhead) e não menos importante, foi também o lançamento pela marca Shelby Collectibles dos modelos do Ford GT40 Mk II de 1966, de alta qualidade e acabamento primoroso, além do excelente custo benefício. Tanto as 16 figuras como os 2 carros foram minimamente detalhados e adaptados para melhor integrarem o diorama e a sua dinâmica. Os mecânicos e pilotos tiveram alterações na suas cores e receberam adesivos, já os carros receberam detalhes e pintura “finish line”. O resultado desejado, foi alcançado e finalizado em Dezembro de 2013. Um trabalho prazeroso do início ao fim.
Os meus sinceros agradecimentos ao pessoal da fábrica, José Celso, Valmir e Jamil, que com muita paciência e dedicação, colaboraram na construção de muitas das peças que compõem o conjunto, ao meu irmão Giancarlo, que colaborou com inúmeras sugestões e que fizeram grande diferença, e ao Marcelo (Matungo) pelos adesivos. Como habitualmente faço, reservei um detalhe, para uma pequena homenagem ao meu filho Giovanni (sutil, porém ao ver o diorama pronto, não demorou para identificá-la, e ficou muito feliz !).
É isso, espero que gostem !
Por Marcelo Baiamonte – (P) Dezembro – 2014
Atenção : Para visualizar a foto em tamanho origina, click uma vez, e depois click novamente.